AgroFuturo
A equipe AgroPlus UFV, em colaboração com a ABIOVE, tem promovido iniciativas educacionais em escolas rurais pelo Brasil. No primeiro semestre de 2023, destacaram-se ações no Maranhão, especialmente em Chapadinha, Anapurus e Buriti. Oficinas focadas na conservação e preservação do solo impactaram 87 alunos, que desenvolveram projetos para solucionar problemas ambientais. Os melhores projetos foram premiados com mudas de reflorestamento e uma visita ao campo experimental da Embrapa em São Luís.
Inspirada pelo sucesso no Maranhão, a equipe AgroPlus UFV lançou o projeto AgroFuturo em parceria com a Escola Estadual José de Assis Pinto (EEJAP), localizada na comunidade Capivara, em São Miguel do Anta, Minas Gerais. Até o momento, 261 alunos já foram contemplados com o projeto, beneficiando-se de um conhecimento teórico e prático dos temas abordados, como Planejamento e Controle Econômico-Financeiro de Empresas Rurais, Produção Agropecuária (Qualidade do Café), Princípios da Eletrônica e Robótica, Conceitos e Aplicações de Agricultura Digital, Educação Ambiental e Manejo de Resíduos Rurais, e Conservação do Solo e Água na Produção Agrícola.
O projeto tem como objetivo principal contribuir para a sustentabilidade da agricultura de pequena e média escala, promovendo a sucessão familiar nas propriedades rurais por meio da capacitação de futuros produtores. Ele busca reverter o desinteresse dos jovens pela vida rural, incentivando-os a permanecer e desenvolver suas propriedades. São realizadas palestras em sala de aula e também aulas práticas em campo, ministradas por membros da Equipe AgroPlus UFV, sob a orientação dos docentes da UFV, tais como, Prof. Aziz Galvão Júnior, Profª. Mônica Azevedo, Prof. Genelício Rocha, Prof. Marconi Furtado Júnior, e Emerich Michel de Souza, que introduzem conceitos fundamentais de produção agropecuária, sustentabilidade, agricultura digital e gestão rural.
Com a integração entre a universidade e escolas rurais, o projeto AgroFuturo pretende transformar a realidade da agricultura local, capacitando futuros profissionais e/ou produtores rurais promovendo a sustentabilidade e a inovação no campo.